US Open de tênis: regras, história, campeões e detalhes da edição 2025
O US Open de Tênis é um dos principais eventos da temporada esportiva de tênis. Muito mais do que o último dos Grand Slam, o torneio representa a encarnação moderna do antigo U.S. National Championship, o mais antigo da modalidade em todo o mundo, tendo sua primeira edição em 1881.
Disputado no icônico complexo Billie Jean King National Tennis Center, em Flushing Meadows, o torneio combina história e intensidade ao limite.
Vale destacar que a competição é disputada na superfície de hard court, considerada a mais versátil entre os diferentes tipos de solos disputados.
Continue a leitura do artigo e entenda mais sobre a história do US Open de tênis, além de conhecer seu formato, maiores campeões, premiação total e, por fim, mergulhar em tudo que rolou na edição 2025.
Boa leitura!
A história do US Open de tênis
Sendo, cronologicamente, o último Grand Slam da temporada entre os atletas da modalidade, a história do US Open de tênis é repleta de curiosidades que moldaram e revolucionaram o esporte ao longo de seu tempo.
Criado em 1881, a competição é a única das quatro maiores disputada continuamente. Ainda em seus anos iniciais, o campeonato era restrito apenas a jogadores dos Estados Unidos.
O evento logo ganhou popularidade e se expandiu ao longo dos anos, incluindo duplas masculinas em 1881, a categoria feminina em 1887, duplas mistas em 1892 e duplas femininas em 1899.
Em 1968, com o início da Era Aberta do tênis, o US Open passou a permitir a participação de tenistas profissionais e tornou-se oficialmente um dos torneios do Grand Slam, ao lado do Roland Garros, Australian Open e Wimbledon.
Vale destacar que, entre os grandes campeonatos da temporada, esse é o único que já foi disputado em três superfícies diferentes. Foram elas: grama (1881–1974), saibro (1975–1977) e quadra dura (1978-presente).
Atualmente, o US Open de tênis é disputado entre o final de agosto até as primeiras semanas de setembro. Além disso, o torneio é realizado no USTA Billie Jean King, que conta com a maior quadra da categoria em todo o mundo (Arthur Ashe Stadium – capacidade para quase 24 mil pessoas).
Entre suas principais curiosidades, o US Open de tênis foi o primeiro a implementar o tiebreak em seus sets decisivos e também a pagar prêmios iguais para homens e mulheres.
A competição conta com partidas noturnas desde 1975 e com revisão eletrônica de pontos, não tendo juízes de linha desde 2021.
Como funciona o US Open
O formato do US Open de tênis consiste em cinco diferentes eventos, simples masculino e feminino, duplas masculinas, femininas e mistas, com categorias adicionais para seniores, juniores e usuários de cadeira de rodas.
Das categorias principais, são distribuídas as seguintes vagas:
- Simples Masculino (128 jogadores);
- Simples Feminino (128 jogadoras);
- Duplas Masculinas (64 equipes);
- Duplas Femininas (64 equipes);
- Duplas Mistas (32 equipes).
É importante ressaltar que antes da chave principal, há o período de qualifying, disputado por jogadores fora do ranking de entrada direta.
A partir do momento em que começam as partidas decisivas, o atleta que perder está eliminado, e quem vence avança para a fase seguinte, até a decisão. Um jogador precisa vencer entre 7 e 10 partidas para sair campeão, tudo depende de qual lugar ele começa a competição.
Todos os confrontos são realizados em melhor de cinco sets para os homens e melhor de três para as mulheres.
E qual a premiação do US Open?
Tendo o prêmio igualitário para homens e mulheres, o US Open premiação costuma girar na casa dos milhões de dólares. Na edição de 2025, a competição teve a maior premiação da história do tênis, desembolsando 90 milhões de dólares (cerca de R$ 486 milhões), um aumento de 20% em relação ao ano passado.
Nesse sentido, os atletas campeões de simples, além de levantarem um dos troféus mais importantes da temporada, foram premiados com 5 milhões de dólares (aproximadamente R$ 27 milhões).
Confira quanto cada tenista recebe ao passar de fase no US Open de tênis:
- Primeira rodada: 110 mil dólares;
- Segunda rodada: 154 mil dólares;
- Terceira rodada: 237 mil dólares;
- Oitavas de final: 400 mil dólares;
- Quartas de final: 660 mil dólares;
- Semifinais: 1,2 milhão de dólares;
- Vice-campeão: 2,5 milhões de dólares;
- Campeão: 5 milhões de dólares.
Já nas tabelas de dupla, o prêmio é dividido da seguinte forma:
- Primeira rodada: 30 mil dólares;
- Segunda rodada: 45 mil dólares;
- Terceira rodada: 75 mil dólares;
- Quartas de final: 125 mil dólares;
- Semifinais: 250 mil dólares;
- Vice-campeões: 500 mil dólares;
- Campeões: 1 milhão de dólares.
Os grandes campeões do US Open
Começando a registrar a partir da Era Aberta, as maiores campeãs são Chris Evert e Serena Williams, com cada uma levantando o troféu seis vezes.
Já na categoria masculina, aparecem em primeiro lugar os norte-americanos Jimmy Connors e Pete Sampras e o suíço Roger Federer, todos com cinco taças.
Entre os GOATs do esporte, Novak Djokovic e Rafael Nadal contam com quatro títulos cada.
Já para o público nacional, vale destacar que a brasileira Maria Esther Bueno conquistou oito vezes o título de US Open, no entanto, foi antes de o tênis ser considerado profissional, ou seja, em sua fase amadora.
Como foi a edição de 2025?
O US Open 2025 marcou a competição como a 145ª edição do torneio. Além de ser a recordista em número de premiação, o torneio também adotou um novo formato para a competição de duplas mistas.
Buscando dar mais atenção para a categoria, o campeonato implementou a participação de 16 equipes, sendo oito equipes classificadas diretamente com base em seu ranking e oito convidadas.
As partidas foram disputadas em melhor de três sets, com sets curtos de até quatro games, sem vantagem, tie-breaks em 4 a 4 e um tie-break de 10 pontos no lugar do terceiro set. Sendo assim, os jogos tiveram maior intensidade e também velocidade, aumentando o interesse do público geral.
Ainda assim, as mudanças contaram com críticas por limitar as oportunidades para especialistas em duplas e por se afastar das tradições estabelecidas. No entanto, em todos os dias do torneio, as arquibancadas estiveram cheias, demonstrando o maior engajamento.
Confira quem foi campeão do US Open de tênis 2025:
- Masculino Simples – Carlos Alcaraz (ESP);
- Feminino Simples – Aryna Sabalenka (BLR);
- Duplas Masculinas – Marcel Granollers e Horacio Zeballos (ESP);
- Duplas Femininas – Gabriela Dabrowski e Erin Routliffe (CAN);
- Duplas Mistas – Sara Errani e Andrea Vavassori (ITA).
Gostou do conteúdo? Caso queira mais informações esportivas das principais competições esportivas do mundo, continue a acessar nosso blog. E se ficou com interesse em dar ainda mais emoção ao assistir os jogos desse Grand Slam, crie sua conta na Meridianbet e tenha acesso a diversos mercados com odds competitivas com segurança e praticidade de uma das plataformas mais respeitadas do mercado.

Neymar no Santos: quanto ele ganha, tempo total de contrato e desempenho em 2025
Jogadores do Manchester United para 2025/2026: veja mais das chegadas e saídas do elenco
Artilharia do Brasileirão 2025: Ranking atualizado, destaques e estatísticas
Jogadores do Barcelona para 2025/2026: conheça o elenco da equipe blaugrana e seus destaques