Campeões da Copa do Nordeste: veja todos os vencedores e os clubes que mais levantaram a taça do torneio
A Lampions League 2026 está prestes a começar! Para muitas torcidas, vencer a competição é muito mais do que levantar uma taça, mas trazer identidade e protagonismo para o futebol nordestino. Desde a década passada, a Orelhuda se consolidou como um dos torneios mais importantes do calendário nacional. Dessa forma, nada melhor do que conhecer os campeões da Copa do Nordeste para se preparar para a nova edição.
Criada em 1997, mas tendo grandes paradas até 2013, o torneio tem auxiliado na popularidade e construção de muitas equipes nordestinas. Sendo assim, alguns clubes se dedicam a formar dinastias na competição, empilhando títulos e finais consecutivas.
Neste conteúdo, você confere todos os campeões da Copa do Nordeste, além de entender como funciona a competição e quais são os maiores vencedores do torneio. Acompanhe abaixo!
O que é e como funciona a Copa do Nordeste
A Copa do Nordeste é uma competição organizada pela CBF que reúne clubes dos nove estados da região: Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Maranhão e Piauí. Mais do que um campeonato, ela funciona como uma vitrine para o futebol nordestino, equilibrando forças e oferecendo mais oportunidades para que esses times consigam estar em pé de igualdade contra as equipes do eixo (Sul-Sudeste).
Embora tenha sido organizada oficialmente em 1994 e disputada pela primeira vez em 1997, o torneio passou por grandes períodos de interrupção até ganhar estabilidade definitiva a partir de 2013.
Desde então, o Nordestão cresceu em audiência, valor de premiação e relevância esportiva. Hoje, ele é tratado como prioridade por vários clubes, inclusive aqueles que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro.
Outro ponto importante é o seu impacto financeiro entre os times. O vencedor da Copa do Nordeste 2026, por exemplo, irá faturar mais de 3 milhões de reais. Além disso, na edição da temporada passada, a premiação total distribuída entre os clubes foi de R$ 51 milhões.
Todos os campeões da Copa do Nordeste
Ao longo da história da Copa do Nordeste, a taça passou por mãos diferentes, refletindo o equilíbrio e a competitividade do torneio. Desde os primeiros campeões até as edições mais recentes, o Nordestão mostrou que não existe caminho fácil para o título.
Clubes como Bahia, Vitória, Sport, Ceará e Fortaleza aparecem com frequência na lista de campeões, mas outras equipes também tiveram seus momentos de glória. Veja abaixo todos os campeões da Copa do Nordeste:
- Bahia: 5 títulos (2001, 2002, 2017, 2021 e 2025);
- Vitória: 4 títulos (1997, 1999, 2003 e 2010);
- Ceará: 3 títulos (2015, 2020 e 2023);
- Sport: 3 títulos (1994, 2000 e 2014);
- Fortaleza: 3 títulos (2019, 2022 e 2024);
- América-RN: 1 título (1998);
- Campinense: 1 título (2013);
- Santa Cruz: 1 título (2016);
- Sampaio Corrêa: 1 título (2018).
Vale destacar que o Esquadrão de Aço se isolou ano passado como o maior campeão da Copa do Nordeste, alcançando seu quinto título e abrindo vantagem sobre os principais rivais regionais. Além disso, ele é também o maior finalista do torneio, com dez decisões em sua história.
Na edição de 2025, o time de Rogério Ceni foi absoluto durante toda a competição. Na fase de grupos, o plantel perdeu apenas para o Confiança, quando já estava classificado e usou o time sub-20 para descansar a equipe principal.
O Tricolor baiano encerrou a trajetória rumo ao título com uma campanha de nove triunfos, um empate e apenas uma derrota em 11 partidas, alcançando 84,8% de aproveitamento.
Nas grandes estatísticas, o time balançou as redes 29 vezes e foi vazado em nove oportunidades. Destaque para Tiago, que terminou o torneio como principal goleador da equipe, com seis gols marcados.
Copa do Nordeste 2026: o que esperar da atual edição?
Contando com grandes mudanças para a edição de 2026, o sonho de todos os times campeões da Copa do Nordeste continua o mesmo: levantar a taça.
A partir de agora, o torneio começará diretamente na fase de grupos e contará com a participação de 20 clubes (4 a mais do que nos anos anteriores).
Além disso, ela será realizada exclusivamente no primeiro semestre e não terá equipes que estejam disputando competições continentais, como a Copa Libertadores ou a Copa Sul-Americana. Dessa forma, o Bahia, mesmo sendo o atual campeão do torneio, não estará presente.
No novo sistema, os clubes serão organizados em quatro grupos com cinco participantes cada. Na fase inicial, as equipes do Grupo A duelam com as do Grupo B em partidas únicas, enquanto o mesmo formato será aplicado entre os times dos Grupos C e D. Os confrontos regionais tradicionais seguirão mantidos já nessa etapa.
Ao fim, os dois melhores colocados de cada chave garantem vaga nas quartas de final, disputadas em jogo único. Já as semifinais e a decisão do torneio serão realizadas em confrontos de ida e volta.
As equipes classificadas para a Copa do Nordeste 2026 são:
- CRB;
- ASA;
- Vitória;
- Jacuipense;
- Juazeirense;
- Ceará;
- Fortaleza;
- Ferroviário;
- Maranhão;
- Imperatriz;
- Sousa;
- Botafogo-PB;
- Sport;
- Retrô;
- Piauí;
- Fluminense (PI);
- América-RN;
- ABC;
- Confiança;
- Itabaiana.
A competição tem início marcado para o dia 25 de março e termina no dia 7 de junho.
Gostou do conteúdo? Caso queira mais informações esportivas, continue a acessar nosso blog.
E se você tem interesse em dar ainda mais emoção ao assistir às partidas e torcer para os campeões da Copa do Nordeste, crie já sua conta na Meridianbet e tenha acesso a odds competitivas, segurança e praticidade de uma das plataformas mais respeitadas do mercado.
Aposte com responsabilidade.

Campeões da Copa do Nordeste: veja todos os vencedores e os clubes que mais levantaram a taça do torneio
Qual é a velocidade de Usain Bolt? Veja os recordes, medalhas e carreira do homem mais rápido do mundo
Recopa Sul-Americana: entenda tudo sobre a disputa dos campeões continentais
Libertadores 2026: veja os times classificados, formato e as datas para início do torneio