Tudo sobre o Draft da NBA 2025: loteria, regras, como funciona e principais prospectos

O Draft da NBA 2025 promete ser um dos mais aguardados dos últimos anos. Aparecendo com uma das gerações mais talentosas da década, o evento conta com a presença de talentos internacionais e universitários disputadíssimos.
Com isso, muitas franquias em reconstrução já buscam entender com base nos atletas disponíveis o estilo que pretende jogar para os próximos anos.
Embora a liga tenha passado por um processo recente de globalização, é fato que muitos ainda não entendem como funciona esse momento da off-season. Como, por exemplo: quem pode participar? Como é definida a ordem de escolhas? O que elas definem para cada equipe?
Sendo assim, a Meridianbet preparou esse artigo para você entender tudo sobre o processo do draft da NBA 2025, desde como foi a loteria, até o perfil dos jogadores mais promissores desta edição.
Também vamos relembrar curiosidades do evento e outras informações relevantes para que você saiba tudo sobre esse momento tão aguardado pelos amantes de basquete. Acompanhe abaixo e boa leitura!
Como funciona o draft da NBA?
O Draft da NBA é um evento anual, que existe desde 1947, sendo o principal mecanismo de entrada de novos talentos na liga. A cerimônia reúne alguns dos principais jogadores universitários dos EUA e prospectos internacionais de até 19 anos.
Dessa forma, a cerimônia é composta por duas rodadas, e cada uma das equipes tem o direito de selecionar um jogador em cada rodada, totalizando 60 escolhas. Para a busca de equilíbrio e competitividade, a ordem é definida pelo desempenho na temporada passada.
Essa estrutura permite que elencos que não tiveram sucesso nos anos anteriores recuperem-se e consigam se reestruturar competitivamente. Sendo assim, há uma busca direta por equilíbrio entre todos os 30 times participantes do campeonato.
Ou seja, as equipes com as piores campanhas têm maior probabilidade de conseguir as primeiras escolhas por meio de um sorteio, chamado de Loteria.
Para ser elegível para o Draft da NBA, os jogadores devem ter completado pelo menos um ano de ensino superior ou, no caso de atletas europeus, ter atuado em ligas internacionais. Eles também precisam ter, no mínimo, 19 anos no ano do Draft.
Neste ano, assim como em 2024, o draft será dividido em dois dias – um para cada rodada. Os times têm cinco minutos para fazer a escolha. As franquias também podem trocar seus picks com outras.
Vale destacar que esse momento de off-season não acontece somente na competição de basquete. Isso porque, torneios como a NFL, NHL e MLB também utilizam do recurso para deixarem suas ligas mais competitivas.
Loteria do draft- quem participa das primeiras escolhas?
A loteria do draft da NBA define a ordem das equipes no evento principal. Diferente de como é feito na NFL, em que o time de pior desempenho já garante a pick número 1, na liga de basquete é feito essa estratégia para prejudicar a estratégia de “tank”.
Para melhor noção, o planejamento de “tankar” nada mais é que perder de propósito para garantir boas escolhas nas temporadas seguintes. Embora pareça uma boa ideia, na prática, essa tática compromete a competitividade da temporada regular e diminui o interesse do público, que sabe que o time vai entrar para perder.
Sendo assim, mesmo as equipes com o pior desempenho na temporada, consegue apenas 14% de chance de conseguir a primeira escolha do draft.
Na loteria em si, cada um dos 14 times que ficaram de fora dos playoffs tem diferentes probabilidades de conseguir a primeira escolha. O sorteio determina as quatro primeiras posições.
A partir daí, a ordem entre a quinta e a 14ª escolha é preenchida conforme a campanha dos times que sobraram, sempre priorizando aquele que teve piores resultados. Nesse contexto, há 1001 possibilidades diferentes de sequência.
No draft da NBA 2025, as escolhas da primeira rodada acabaram por seguir a seguinte ordem:
- 1. Mavericks
- 2. Spurs
- 3. 76ers
- 4. Hornets
- 5. Jazz
- 6. Wizards
- 7. Pelicans
- 8. Nets
- 9. Raptors
- 10. Phoenix
- 11. Blazers
- 12. Bulls
- 13. Hawks
- 14. Spurs
- 15. Thunder
- 16. Grizzlies
- 17. Timberwolves
- 18. Wizards
- 19. Nets
- 20. Heat
- 21. Jazz
- 22. Nets
- 23. Pelicans
- 24. Thunder
- 25. Magic
- 26. Nets
- 27. Nets
- 28. Celtics
- 29. Suns
- 30. Clippers
Como é possível perceber, alguns times contam com mais picks que outros. Isso se deve a trocas anteriores entre franquias que buscam competitividade nas temporadas atuais e outras no futuro.
O que esperar do draft da NBA 2025 e por que ele é importante?
Para o draft da NBA 2025, alguns pontos merecem destaque. Entre eles, a conquista da pick número 1 pelo Dallas Maverick, que provavelmente será destinada para Cooper Flagg, talento geracional comparado ao próprio LeBron James.
É importante entender que a equipe do Texas tinha apenas 1,8% de chance de conseguir o feito. Utah Jazz, Washington Wizards e Charlotte Hornets apareciam como os favoritos, com 14% de probabilidade cada.
E antes mesmo de tal realização, a franquia venceu um cara ou coroa por uma colocação mais alta nas probabilidades totais do draft sobre o Chicago Bulls, que terminou a temporada com o mesmo recorde dos Mavericks.
Além disso, outro movimento acontecendo nos bastidores é do talento Ace Bailey, que aparecia como um possível top-3 do draft, mas que tem demonstrado resistência em jogar para certos times (como o 76ers).
Desmarcando vários treinos com equipes que contam com as picks mais altas até aqui, o feito pode diminuir a chance do jogador aparecer entre as primeiras escolhas.
Por último, é importante estar de olho nas movimentações do Brooklyn Nets, já que eles contam com cinco picks de primeiro round no draft da NBA 2025. Nesse contexto, essa é a primeira vez na história que um time da liga conseguiu ser dono de 1/6 do primeiro round de Draft.
Sendo assim, a equipe que tem passado por rebuild desde a saída do Big-Three de Kevin Durant, James Harden e Kyrie Irving agora aparece com uma luz no fim do túnel para voltar a ter competitividade.
A franquia de Nova Iorque também pode trocar esses ativos para subir sua posição no draft e conseguir prioridade em atletas de maior valor. Tudo depende da estratégia que Sean Andrew Marks, GM da equipe.
Principais prospectos do draft da NBA 2025
Aparecendo como um dos grandes talentos universitário dos últimos anos, Cooper Flagg é o grande nome do Draft da NBA 2025. Com explosão para chegar ao garrafão, muitos o comparam com Zion Williamson e até mesmo LeBron James.
O atleta que atua como ala de 2,06 m brilhou na tradicional Universidade de Duke, chegando as finais do torneio universitário.
Além da jovem estrela, outros nomes interessantes a se estar de olho são de Dylan Harper (armador), VJ Edgecombe (ala-armador), Kon Knueppel (ala) e Ace Bailey (ala).
Já nas apostas promissoras que não aparecem com grande repercussão, é bom ficar de olho em Bogoljub Markovic que contou com médias de 13,9 pontos e 6,9 rebotes, com 38,8% nos arremessos de três no Mega Basket. Rocco Zikarsky, Yanic Konan Niederhauser e Hunter Sallis também merecem ser destacados.
Quando acontece o evento?
O Draft da NBA 2025 será realizado nesta quarta e quinta-feira, dias 25 e 26 de junho, às 21 horas (horário de Brasília), em Nova York, no Barclays Center, casa do Brooklyn Nets. A transmissão ao vivo será feita pela ESPN e pelo Prime Video.
Vale a pena acompanhar a cerimônia, já que muitas trocas entre jogadores já acontecem durante o desenrolar do draft.
Para melhor noção, em 2018 Luka Dončić, escolhido na 3ª escolha pelo Atlanta Hawks, foi trocado para o Dallas Mavericks por Trae Young na mesma noite. Ou seja, o esloveno camisa 77 nem chegou a vestir a camisa da franquia do leste.
Curiosidades do draft da NBA
O Draft da NBA não é apenas um momento de renovação para as franquias, ele também carrega consigo uma série de histórias, curiosidades e surpresas que marcam a história da liga e demonstram a imprevisibilidade do basquete.
Isso porque, ser a primeira escolha nem sempre significa ser o melhor jogador da classe. Nikola Jokić, por exemplo, foi escolhido apenas na 41ª posição em 2014 e hoje é um dos nomes mais dominantes da NBA e, para muitos, o melhor pivô de todos os tempos.
O mesmo vale para Giannis Antetokounmpo, selecionado apenas na 15ª escolha de 2013, e que se transformou em MVP e campeão da liga.
Outro episódio marcante, de que nem sempre as equipes fazem as escolhas certas, é o do Draft de 1984, quando os Blazers optaram por Sam Bowie na segunda posição, deixando Michael Jordan livre para o Chicago Bulls na terceira escolha.
Enquanto isso, embora o first pick também tenha revelado LeBron James, Tim Duncan, Shaquille O’Neal, Magic Johnson e David Robinson, outros atletas que eram apontados como talentos geracionais não conseguiram deslanchar. Entre eles: Markelle Fultz, DeAndre Ayton, Anthony Bennet e André Bargnani.
Outra história marcante do draft da NBA é a geração lendária de 2003, considerado por muitos como o mais forte da era moderna. Ela foi responsável por revelar estrelas como LeBron James, Dwyane Wade, Carmelo Anthony e Chris Bosh em uma única noite.
Vale destacar ainda que o Miami Heat conseguiu juntar os três primeiros picks dessa geração anos depois, conseguindo conquistar dois títulos com os atletas.
Entendeu sobre o Draft da NBA 2025 e como ele ira funcionar? Caso queira mais informações de torneios, jogadores e análise de partidas, continue a acessar nosso blog.