NBA Finals 2025: Thunder ou Pacers? Jogo 6 pode definir campeão inédito nesta quinta

Após uma longa temporada de 82 jogos, além de seis semanas eletrizantes nas rodadas dos playoffs, a NBA Finals de 2025 pode estar chegando ao fim. Isso porque, o jogo seis de Indiana Pacers x Oklahoma City Thunder tem tudo para ser decisivo para a equipe do Oeste, que sonha com seu primeiro título.
Ainda assim, a franquia do Leste não deve ser subestimada, já que, ao longo desta temporada, o que ela mais fez foi surpreender os amantes de basquete. Até aqui, Tyrese Haliburton aparece como o atleta Clutch do ano e protagonizou os melhores momentos do time de Indianápolis, com bolas decisivas nos segundos finais contra os Bucks, Cavaliers, New York Knicks e o próprio Thunder.
Vale destacar que, independente do campeão, o plantel que conquistar o Larry O’Bryen se tornará a sétimo time diferente a vencer a NBA em sete anos seguidos – um feito inédito que simboliza o equilíbrio atual da liga e o nível intenso de competitividade.
Sendo assim, acompanhe a leitura do artigo e veja mais sobre como tem sido a série do Oklahoma City Thunder x Indiana Pacers nessa NBA Finals de 2025. Além disso, entenda mais sobre a campanha de cada equipe nessa temporada e o que esperar para o jogo seis.
Um resumo da série: NBA Finals pegando fogo até aqui
Tendo cinco partidas até aqui, é fato que o primeiro confronto de Thunder x Pacers foi o mais comentado da NBA Finals.
Colocando em prova a resiliência da equipe de Indianopolis, o time soube sofrer durante os quatro períodos. No entanto, sem se entregar, Tyrese Haliburton decidiu mais uma vez, no estouro do relógio, ficando com placar de 111 a 110 para os Pacers. Essa foi a quinta vez nos playoffs que o armador realizou esse feito.
Os acontecimentos no Paycom Center foram tão intensos que renderam um verdadeiro festival de estatísticas. Ainda assim, o dado de maior destaque foi a maior desvantagem revertida dos Pacers no último quarto em Finais da NBA nos últimos 50 anos.
Já na segunda partida da série, o Oklahoma City Thunder não se abalou com o duelo anterior e respondeu com um desempenho dominante, vencendo o time de Indiana por 123 a 107 e empatando a série antes da viagem. O grande destaque do confronto foi o atual MVP Shai Gilgeous-Alexander, com 34 pontos, 8 assistências, 5 rebotes, 4 roubos e 1 toco.
Para a terceira partida da série, Benedict Mathurin e TJ McConnell, dupla que saiu do banco dos Pacers, foram os protagonistas da vitória por 116 a 107, abrindo uma nova vantagem na NBA Finals.
No entanto, o Thunder provou porque é o melhor time de todo o 2025 no quarto confronto da série, principalmente por contar com o MVP da temporada. Shai Gilgeous-Alexander anotou 35 pontos. Além disso, ele marcou 15 dos 31 pontos da equipe nos minutos finais. Esse foi o maior número de pontos de um jogador nesse intervalo em Finais da NBA desde 1971.
A última partida até aqui
Tendo a série empatada por 2 a 2, com cada equipe conseguindo tirar uma vitória como visitante, a partida número 5 voltava a ser fator decisivo para a NBA Finals. Quem garantisse a vitória estaria a apenas um triunfo de conquistar o título inédito.
Com isso em mente, o coletivo do Oklahoma City Thunder foi o que sobressaiu para a virada da série. Por 120 a 109, o camisa #8 da franquia do oeste, Jalen Williams, foi quem mais se destacou, conseguindo 40 pontos, 6 rebotes e 4 assistências no Paycom Center.
Embora o Indiana tenha demonstrado mais uma vez a sua resiliência ao longo dos quartos, a atuação apagada de Tyrese Haliburton e os 22 turnovers custaram caro. O destaque para a equipe do leste foi Pascal Siakam, que conseguiu 28 pontos.
O maior problema agora para o time de Indianopolis é a distensão muscular de seu armador, o que o torna dúvida para a próxima partida.
A trajetória do Indiana Pacers até a final
Embora tenham chegado as NBA Finals em 2024, a equipe que não teve grandes mudanças ao longo da temporada não aparecia entre as favoritas a chegar na decisão. No início do campeonato, muitos ainda desconfiavam se Tyrese Haliburton era um jogador All-Star e se ele conseguiria novamente o feito de transformar sua equipe em um contender.
No entanto, desde a virada do ano, o plantel não deixou de evoluir e apareceu em quarto lugar ao final da temporada regular. Conseguindo 50 vitórias e 32 derrotas, além de um aproveitamento de 61%. Vale destacar que em suas últimas 10 partidas antes da ida para os playoffs, o plantel de Indianópolis estava 8-2, o que mostrava que seu embalo não devia ser subestimado.
Indo para os playoffs, Haliburton se mostrou decisivo nos momentos de alta pressão. Sua habilidade para arremessar de longa distância, conduzir a bola com segurança e criar oportunidades para companheiros foi crucial para a manutenção do time todo.
Além disso, Halliburton decidiu os jogos nos segundos finais contra o Milwaukee Bucks, no jogo 5 da semifinal contra o Cleveland Cavaliers e contra o New York Knicks no jogo 1 da final do Leste, levando a partida para a prorrogação.
Inclusive, diante dos Knicks, o armador, que chegou a ser eleito entre os jogadores da liga como um dos mais superestimados, acumulou um jogo com 32 pontos, 15 assistências e 12 rebotes, sem cometer sequer um turnover, colocando-o em uma categoria exclusiva que poucos atletas estão.
É preciso ressaltar também Paskal Siakam, que aparece como o atleta mais constante do elenco e foi eleito o MVP do leste. Na temporada, já são médias de 20.2 ppg, 6.9 rpg e 3.4 apg.
A Campanha do Oklahoma City Thunder até a decisão
Enquanto o Indiana Pacers aparece como a maior surpresa da temporada, o Oklahoma City Thunder sempre foi apontado como o maior favorito a conquistar o título da NBA em 2025.
Com um dos elencos mais jovens da liga, a equipe conseguiu a proeza de ter uma das melhores campanhas regulares de todos os tempos, chegando a ter 68 vitórias e apenas 14 derrotas.
Além disso, comandados por Shai Gilgeous-Alexander, o OKC ultrapassou o histórico time do Golden State Warriors de 2018/19 e se tornou a franquia com mais pontos na história da liga em uma temporada.
Entre outras estatísticas, o plantel superou seus adversários em 12,6 pontos por jogo, o melhor diferencial entre todos os times em toda a história da NBA. Vale destacar também que eles cometeram 5,3 turnovers a menos por jogo do que seus oponentes, o que seria o melhor diferencial dos últimos 37 anos.
Por último, antes das duas derrotas para o Indiana Pacers na NBA Finals, a equipe tinha terminado com o melhor recorde interconferência na história da NBA, indo 29-1 contra o Leste. Fora a grande capacidade ofensiva, para muitos especialistas, o OKC tem a melhor defesa da história do esporte.
Durante os playoffs, a equipe só chegou a ter problemas contra o Denver Nuggets, nas semifinais do Oeste, precisando ir até o jogo 7 para chegar as finais de conferência. Na primeira fase, a equipe varreu o Memphis Grizzlies de Ja Morant. Já para a decisão do oeste, o Thunder levou a melhor em cinco jogos contra o Minnesota Timberwolves de Anthony Edwards.
Expectativas para o Jogo 6 da NBA Finals – Tudo pode acabar (ou não) nesta quinta-feira
Com jogo seis marcado para essa quinta-feira, as 21:30 no horário de Brasilia, o Oklahoma City Thunder tem tudo para conquistar o seu primeiro anel da NBA Finals.
Tendo Tyrese Halliburton machucado e sendo dúvida para o confronto, a equipe dos Pacers pode vir abalada para o confronto e sentir a pressão de estar contra um dos melhores times da história.
Ainda assim, ainda existe uma esperança para a franquia de Indianápolis. Isso porque, é comum nos Estados Unidos a equipe visitante ir “mais leve” para os confrontos decisivos, buscando levantar o troféu na sua casa e conquistar mais dinheiro com ingressos.
No entanto, essa é uma ação arriscada para um time que quer fazer história. Isso porque, caso isso aconteça, o armador dos Pacers pode se recuperar a tempo para o confronto 7 e deixar tudo 50/50.
Nesse sentido, é fato de que o Oklahoma City Thunder aparece como o grande favorito para a NBA Finals. Vale destacar que o jogo contará com transmissão ao vivo pelo Disney+
Caso queira mais informações de torneios, jogadores e análise de partidas, continue a acessar nosso blog.