Play-in da NBA e playoffs: como funciona a fase decisiva da temporada
A chegada dos playoffs na temporada da NBA é o momento mais emocionante do calendário do basquete mundial. E para dar ainda mais intensidade aos confrontos decisivos, o play-in da NBA surgiu como uma peça-chave para aumentar a competitividade das franquias, manter mais equipes vivas na disputa e tornar a corrida pelo troféu Larry O’Brien ainda melhor.
Isso porque, antes da criação do formato, as vagas para os playoffs eram definidas exclusivamente pela classificação da temporada regular. Isso fazia com que muitas equipes perdessem o interesse competitivo nas últimas semanas, especialmente aquelas que estavam longe do G-8.
Com o novo sistema, a liga conseguiu transformar o fim da temporada em evento mais divertido para os times do meio da tabela, no qual os jogos finais da fase regular podem mudar completamente o seu chaveamento.
Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o play-in da NBA, quando começam os playoffs, como são definidos os confrontos e mais informações, nós vamos explicar tudo para você!
O que é o play-in da NBA e por que ele foi criado?
O play-in da NBA é um torneio classificatório criado em 2020 para definir as últimas vagas dos playoffs da NBA em cada conferência.
Desenvolvida para maior competitividade e aumentar a audiência na liga durante a fase regular da temporada, ele é uma mini-competição que envolve as equipes que terminam a temporada regular entre a 7ª e a 10ª colocação do Leste e do Oeste.
A ideia surgiu em caráter experimental, durante a bolha da NBA. Mas o sucesso fez com que o modelo permanecesse para os anos posteriores.
Times que antes estariam largados em um planejamento apelidado de “zona morta”, no qual não conseguem competir pelo título nem por uma reformulação no draft agora têm motivos reais para lutar por cada vitória.
Dessa forma, as diretorias conseguem avaliar ainda melhor o direcionamento de seu projeto para a franquia. Por exemplo, quando o Miami Heat em 2023 saiu da última vaga da repescagem para chegar até a final da NBA, contra o Denver Nuggets.
Como funciona o play-in da NBA? Entenda o formato
Entender como funciona o play-in da NBA é mais fácil do que parece. Nela, cada conferência (Leste e Oeste), participam com quatro equipes, sendo as franquias que aparecem da sétima a décima posição:
Os confrontos acontecem da seguinte forma:
- Jogo 1 – 7º x 8º: O vencedor garante automaticamente a 7ª vaga nos playoffs, já o perdedor ainda aguarda por uma segunda chance;
- Jogo 2 – 9º x 10º: Quem perder está eliminado, da temporada, mas quem vence segue vivo na disputa;
- Jogo 3 – Perdedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2: O vencedor fica com a 8ª e última vaga dos playoffs. O perdedor é eliminado.
Esse formato é simples e direto: quem termina melhor a temporada regular tem vantagem, mas ninguém entra garantido.
Ao mesmo tempo, as equipes entre 9º e 10º sabem que precisam vencer dois jogos fora de casa para avançar.
Sendo assim, são mais equipes competindo e maior audiência das torcidas e do amante de basquete.
No ano passado, as equipes que chegaram pela repescagem foram: Golden State Warriors, Memphis Grizzlies, Miami Heat e Orlando Magic.
Dessas quatro, a franquia de São Francisco conseguiu fazer história ao passar do Houston Rockets na primeira fase em uma melhor de sete jogos. No entanto, a lesão de Stephen Curry impediu o elenco de chegar mais longe, perdendo para os Timberwolves por 4 a 1.
Chaveamento da NBA: os confrontos dos playoffs
Após a definição do play-in, o chaveamento da NBA finalmente para a fase decisiva e começam oficialmente os playoffs da NBA.
O formato do chaveamento segue este padrão:
- 1º colocado x 8º colocado (vaga da repescagem);
- 2º colocado x 7º colocado (vaga da repescagem);
- 3º colocado x 6º colocado;
- 4º colocado x 5º colocado.
Todos os confrontos dos playoffs são disputados em séries melhor de sete jogos, com o mando de quadra favorecendo as equipes de melhor campanha na temporada regular.
Esse sistema recebe muitos elogios porque valoriza a regularidade durante todo o ano, mas também abre espaço para zebras, algo que o play-in potencializa ainda mais, já que equipes embaladas conseguem chegar aos playoffs em alto nível competitivo.
Quando começam os playoffs da NBA após o play-in?
Uma das dúvidas mais comuns entre os fãs é: quando começam os playoffs da NBA?
Para conseguir assistir já durante a temporada 2025/2026, veja abaixo o calendário:
- Fase regular: 21 de outubro de 2025 a 12 de abril de 2026;
- Play-in da NBA: 14 a 17 de abril de 2026;
- Playoffs da NBA: 18 de abril de 2026;
- Finais: 04 de junho de 2026.
Vale destacar que o cronograma da liga sempre aponta o início dos playoffs na segunda quinzena de abril, com algumas raras variações.
Durante a temporada regular, existem diversos mecanismos para melhorar a emoção da competição, como a Copa da NBA e o All-Star game. No entanto, a fase mata a mata continua sendo a que todos os amantes do esporte preferem e os melhores jogadores desejam estar.
Entendeu como funciona o play-in da NBA? Caso queira mais informações relacionadas ao mundo dos esportes, continue a acessar nosso blog.
E se está interessado em dar emoção ao assistir à principal liga de basquete do mundo, crie já sua conta na Meridianbet e faça apostas com odds competitivas, segurança e praticidade de uma das plataformas mais respeitadas do mercado.
Aposte com responsabilidade!

Qual é a velocidade de Usain Bolt? Veja os recordes, medalhas e carreira do homem mais rápido do mundo
Recopa Sul-Americana: entenda tudo sobre a disputa dos campeões continentais
Libertadores 2026: veja os times classificados, formato e as datas para início do torneio
Playoffs da NFL: entenda o formato, datas e o caminho até o Super Bowl 2026