Regras do futebol americano: tudo o que você precisa saber para entender o jogo
Expandindo sua influência e relevância ao redor do mundo, a NFL voltou com tudo para a temporada 2025/2026, colocando mais amantes do esporte para entender sobre a modalidade e o campeonato, que é o mais assistido de todos pelos norte-americanos. Sendo assim, a busca por conhecer mais sobre as regras do futebol americano subiram e entraram como tendência nacional.
Isso porque, a liga estadunidense agora busca levar seus jogos para outros países e aumentar a popularidade da categoria e das suas franquias.
Para melhor noção, o Brasil recebeu seu segundo jogo do torneio na história no começo de agosto, quando o Los Angeles Chargers enfrentou o Kansas City Chiefs em São Paulo, na Neo Química Arena.
Todos os ingressos para o confronto acabaram em apenas duas horas, e o jogo terminou com vitória do plantel da franquia da Califórnia, por 27 a 21.
Vale destacar que, para os próximos cinco anos, ainda terão, no mínimo, três partidas de temporada regular, o que mostra que o Brasil tem abraçado cada vez mais o esporte.
Sendo assim, para os curiosos que querem aprender mais sobre a modalidade, acompanhe abaixo tudo o que precisa saber das regras do futebol americano, além dos objetivos, tempo médio de cada partida, termos populares e muito mais!
Qual o principal objetivo do futebol americano?
Sendo o maior motivo de dúvida entre muitos daqueles que querem aprender mais sobre o esporte, responder à pergunta sobre “qual o principal objetivo do futebol americano?” é bem mais simples do que se imagina.
A ideia do jogo é semelhante a um “pique-bandeira”, no qual você deve levar a bola até a extremidade do campo contra o adversário (também chamado de end-zone).
Para isso, os times alternam entre seus times de ataque e de defesa, sempre pensando em como avançar pela defesa rival até esse ponto, o que configura o famoso touchdown.
A cada campanha, os times devem avançar no mínimo dez jardas a cada jogada para poder continuar atacando. Eles têm quatro chances para isso.
Todas elas se iniciam com a bola na linha que separa a defesa e ataque e recuada para o quarterback, que monta o ataque da equipe.
Caso a equipe não consiga avançar dez jardas a partir de onde estava na primeira descida, a posse vai direto para o adversário.
Entre as principais regras do futebol americano e para melhor dinâmica do esporte, é preciso entender seu sistema de falta.
Embora pareça que vale de tudo para retirar a bola do adversário, cabeça com cabeça é proibido, assim como puxar o outro jogador. Essa estrutura é feita para melhor proteção dos atletas.
Além disso, você não precisa esperar as quatro tentativas de ataque do time rival. Se, durante um lançamento, um jogador da outra equipe intercepta a bola no ar e consegue seu domínio, a posse passa a ser de seu time.
Por último, quando um jogador perde o controle, deixando com que ela caia no chão, a bola continua em jogo. Ou seja, quem a pegar primeiro, seja de que time for, tem o direito da posse.
Distribuição de pontos
Agora que você sabe qual o principal objetivo e as regras do futebol americano, é preciso entender como funciona seu sistema de pontos.
Nesse sentido, existem três formas no total. A principal é o touchdown, que vale seis pontos. Para isso, é preciso que o jogador consiga ter a posse da bola dentro da endzone do adversário, seja recebendo um passe lá dentro ou entrando correndo a bola após percorrer todo o campo.
Além disso, após conseguir a realização do feito, o time tem a oportunidade de anotar pontos extras a partir de duas opções. Um chute simples acertando dentro da trave em formato de “Y”, que fica no fundo do campo e vale um ponto, ou entrar novamente na endzone que valem dois.
A pontuação secundária é o field goal. É nela que entra um jogador especialista chamado de kicker, responsável pela execução da jogada. Aqui, ele precisa fazer o chute passar por dentro do “Y”. Caso consiga, soma três pontos para o seu time. Se errar, o time adversário terá a posse de bola para tentar atacar.
Por último, ainda existe o Safety, que é uma pontuação pouco comum anotada. Ela rende dois pontos ao time quando consegue derrubar o adversário ou tirar ele de campo dentro da própria endzone.
Quanto tempo dura um jogo de futebol americano
O questionamento de quanto tempo dura um jogo de futebol americano também é bem comum, principalmente pelas suas diferenças dos esportes mais populares no Brasil.
Uma partida costuma ser dividida em quatro quartos de 15 minutos cada. Ainda assim, é importante destacar que o tempo é sempre parado quando o passe do quarterback não é completado e quando acontecem pontuações.
Cada equipe também tem o direito de desafiar duas marcações da arbitragem durante uma partida. Eles só podem ser feitos em relação a marcações de campo, como passe completo ou não, pisar fora, recepção e outros. Quando isso acontece, a partida é pausada até a revisão total da jogada.
Além disso, quando algum atleta sai de campo com a posse de bola, o relógio fica parado até o árbitro reposicionar a bola. Nos dois minutos finais do 2º quarto e nos cinco minutos finais do 4º quarto, o cronômetro fica parado até a nova saída da bola. Uma partida ainda conta com cerca de 16 minutos de intervalo.
A maioria deles fica ao acabar o segundo quarto, sendo 12 minutos. No entanto, ao final do primeiro e do terceiro, as equipes tem direito a um descanso de dois minutos.
Sendo assim, a média de quanto tempo dura um jogo de futebol americano ao somar tudo isso, fica entre 1h30min. Caso tenha prorrogação, o confronto ganha ainda mais minutos.
Posições do futebol americano
Já para as posições do futebol americano, é preciso entender que cada equipe conta com cerca de 53 atletas no total ao longo de sua temporada. Ainda assim, apenas 46 podem ser relacionados para as partidas.
No total, são 11 jogadores no time de ataque, 11 no time de defesa e também os especialistas, que entram em campo para field goals, retornos, kickoffs e punts. Vale destacar também que as substituições são ilimitadas.
Na equipe de ataque, por exemplo, as posições do futebol americano são:
- Quarterback: sua função é a mais importante. Ele tem como prioridade pensar na criação de jogadas para conseguir o máximo de jardas adversárias. É esse atleta que irá arremessar a bola para os outros membros do campo;
- Full-back: fica na retaguarda do QB para que os outros atletas possam ganhar impulso na busca por entrar na área adversária. Seus deveres são divididos entre correr com a bola e bloquear o adversário;
- Running back: são os que executam as corridas vindo por trás do quarterback. Uma das posições do futebol americano mais importantes para a conquista de touchdown;
- Receiver: atletas nessa função precisam vencer o defensor adversário na corrida para conseguir um bom posicionamento para receber a bola do QB;
- Tight-end: são os operários da equipe que precisam fazer um pouco de tudo, como se fossem cartas-coringa para o planejamento do ataque;
- Tackles: protegem o lado do quarterback contra os jogadores adversários;
- Center: quem dá o snap ao QB.
Time de defesa
Já no time de defesa, as posições do futebol americano são divididas em:
- Defensive end: tem como principal objetivo derrubar o quarterback adversário e pressionar para que ele erre o passe;
- Defensive tackle: batalham contra os guards no momento em que a jogada adversária começa. A ideia é vencer os bloqueios e incomodar a execução da jogada da outra equipe;
- Linebacker: jogadores que ocupam o centro do campo defensivo cujo objetivo é embaralhar o ataque rival;
- Cornerback: defensores que protegem os corredores laterais do campo, batalhando normalmente com WR;
- Strong e free safety: jogadores que protegem o fundo do campo contra o passe. Estão sempre em dupla para ser uma última barreira contra o adversário.
Times de especialistas
Além dos times de ataque e defesa, também existem posições do futebol americano denominadas como “especialistas”. Nessa função, os atletas entram em campo principalmente em jogadas que envolvem chutes de field-goal. Nessa situação, existem os:
- Holder: é ele que se posiciona com a bola no chão para o kicker chutar;
- Kicker: atleta responsável por chutar os field goals e os extra-points;
- Punter: é o segundo chutador e também responsável por punts após receber a bola do long snapper;
- Long snapper: tem como principal tarefa a de lançar a bola diretamente para o holder ou para o punter.
Termos do futebol americano
Agora que você sabe mais sobre qual o principal objetivo e outros pontos importantes para a compreensão do esporte, é preciso entender alguns termos do futebol americano. Assim, você não vai ficar confuso quando o narrador citar essas palavras enquanto assiste uma partida.
Entre alguns dos principais termos do futebol americano, se destacam:
- Down: descida do time de ataque em direção a end-zone adversária;
- First Down: é o primeiro ataque para conquistar 10 jardas, realizar um touchdown ou manter a posse de bola;
- Snap: é o primeiro passe dado ao quarterback, geralmente dado pelo center por baixo das pernas;
- Pocket: formação feita pela equipe para proteger o quarterback, para que ele possa ter tempo e segurança para realizar a jogada planejada;
- Handoff: quando o quarterback passa a bola para outro jogador no intuito dele realizar uma corrida;
- Blitz: tática de defesa para que todos os atletas pressionam rapidamente a equipe adversária, não dando tempo para que eles possam realizar sua tática;
- Tackle: quando o jogador consegue derrubar o atleta com a posse de bola;
- Sackle: quando o quarterback é derrubado atrás da linha da jogada, ainda com a bola na mão;
- Fumble: quando o jogador deixa a bola cair antes do final da sua jogada;
- Interceptação: quando um defensor consegue pegar a bola lançada pelo quarterback adversário no ar;
- Kickoff: chute inicial dado no começo da partida ou após um touchdown. Ele também é realizado no início do segundo tempo, ou seja, depois de dois quartos.
Fora esses termos do futebol americano, ainda existem muitos outros que são mais fáceis de pegar após assistir algumas partida, como: faircatch, touchback, drive, huddle, audible, etc.
Apostas no futebol americano
Sendo sempre um palco de emoção, é fato que assistir a NFL e outros campeonatos da modalidade gera ainda mais emoção, e a oportunidade de montar grandes palpites durante as partidas deixa tudo ainda mais divertido. Sendo assim, agora que você sabe mais sobre o jogo, tem tudo para começar a fazer suas apostas no futebol americano.
Na Meridianbet, você encontra tudo o que precisa para começar hoje mesmo a fazer isso! Tudo com segurança, praticidade e a tranquilidade que só uma plataforma 100% licenciada e aprovada pelo governo oferece.
Cadastre-se agora na Meridianbet, explore os melhores mercados de apostas no futebol americano e viva com responsabilidade a experiência da emoção dos confrontos de um esporte tão competitivo em uma comunidade global com mais de 11 milhões de usuários em 20 países.
Entendeu tudo sobre as regras do futebol americano? Caso queira mais informações esportivas, continue a acessar nosso blog.

Neymar no Santos: quanto ele ganha, tempo total de contrato e desempenho em 2025
Jogadores do Manchester United para 2025/2026: veja mais das chegadas e saídas do elenco
Artilharia do Brasileirão 2025: Ranking atualizado, destaques e estatísticas
Jogadores do Barcelona para 2025/2026: conheça o elenco da equipe blaugrana e seus destaques