Gabigol no Santos: entenda tudo sobre o retorno do artilheiro ao Peixão
Após perder espaço para Kaio Jorge no Cruzeiro e sem clima no clube depois de perder o pênalti decisivo que levaria a equipe para a final da Copa do Brasil, o retorno de Gabigol no Santos por empréstimo é a primeira grande negociação do futebol brasileiro em 2026.
Tentando retornar à boa fase que teve no início da carreira e em seu período como jogador do Flamengo, o artilheiro escolheu voltar para seu time formador visando uma grande parceria com Neymar. Além disso, o mesmo admitiu procurar mais minutagem para buscar uma vaga na Copa do Mundo de 2026.
Vale destacar que esse é o primeiro grande movimento do Peixão no mercado de transferências. O plantel do litoral paulista ainda procura contratar Rony, do Atlético-MG e Felipe Loyola, do Independiente. Existe também o rumor de adquirir o meia Claudinho, ex-Bragantino que atualmente joga no Catar.
Sendo assim, acompanhe a leitura do artigo e entenda mais sobre o retorno de Gabigol no Santos, além dos seus números na carreira, títulos e informações de seu contrato com o Peixão.
O retorno de Gabigol no Santos
Sendo emprestado por uma temporada à equipe do litoral paulista, o retorno de Gabigol no Santos já era muito especulado desde o final de 2025. Sem muita minutagem enquanto atuou pelo Cruzeiro, a vontade do atacante em retornar ao seu clube formador para estar perto da família foi fator decisivo.
É importante entender que o artilheiro também estava sem clima para continuar pela Raposa, principalmente após a chegada do técnico Tite, em que o esportista afirmou ter tido desavenças.
A negociação só levou mais tempo para avançar porque ambos os times precisaram ajustar os termos financeiros para possibilitar a transferência do atleta, que continuaria sem muitas oportunidades para atuar em campo.
Além disso, o Santos ainda busca reorganizar o seu orçamento para criar um elenco competitivo que gire ao redor de Neymar. Por isso, a diretoria tem optado por jogadores com conhecimento do futebol brasileiro e de custo mais baixo.
Sendo assim, o acordo entre os clubes foi finalizado com o Peixão pagando a parte da CLT do contrato, enquanto o Cruzeiro continuará quitando luvas e direitos de imagem. No total, esses valores são de mais de R$ 2,5 milhões por mês. Nos cálculos gerais, cada clube pagará cerca de 50% desse valor.
No acordo, é estipulado que o atleta não poderá enfrentar o Cruzeiro durante a temporada 2026.
Indo para sua terceira passagem, a trajetória de Gabigol no Santos já conta com 210 jogos, 84 gols e 13 assistências. Ele foi artilheiro do Brasileirão em 2018, três vezes artilheiro da Copa do Brasil, além de bicampeão paulista na equipe (2015 e 2016).
As estatísticas e títulos do atacante
Após oito anos longe da Vila Belmiro, o retorno de Gabigol no Santos 2026 é de grande expectativa devido à história que o atacante construiu no futebol brasileiro.
Tendo seu auge entre 2019 a 2022, o artilheiro se consolidou como um dos maiores ídolos da história recente do Flamengo. Pelo time carioca, o atleta foi peça-chave em uma das fases mais gloriosas do Rubro-Negro.
Sendo decisivo em um dos momentos mais vitoriosos da história do Mengão, o jogador conquistou duas edições da Copa Libertadores, dois títulos do Campeonato Brasileiro, duas Copas do Brasil, duas Supercopas, além da Recopa Sul-Americana. No cenário estadual, também levantou quatro vezes o Campeonato Carioca.
Em números, Gabigol disputou 305 partidas com a camisa do Flamengo, marcando 160 bolas na rede e distribuindo 44 assistências. Um dado que reforça sua mística: foram 16 gols anotados em 11 finais, fator determinante para ser denominado como Predestinado.
Após problemas com a diretoria e não chegando a uma renovação no time carioca, o atacante se acertou com o Cruzeiro, firmando contrato até o fim de 2028.
No entanto, sua passagem pela Raposa foi marcada por irregularidade. Em 49 jogos, marcou 13 gols e deu quatro assistências, mas acabou perdendo espaço sob o comando do técnico Leonardo Jardim, que optou por Kaio Jorge como titular.
Aos 29 anos, o artilheiro conta 264 gols e 60 assistências em 595 partidas. O esportista já levantou 16 taças ao longo de seus 13 anos de carreira.
O futuro do atacante
A ida de Gabigol no Santos em 2026 é o primeiro dos grandes movimentos que a equipe paulista deseja fazer para reforçar seu plantel. Após passar por grandes sufocos e risco de um novo rebaixamento na Série A, a diretoria tem visado em trazer veteranos para composição de seu elenco.
Tendo muita identificação com a equipe, o artilheiro foi uma grande movimentação da diretoria, principalmente pela vinda sem custos e dividindo salários.
Ainda assim, é muito difícil que a parceria dure para 2027, a menos que o artilheiro volte a ter bons números e aceite diminuir seu salário, que é um dos mais altos do país.
A decisão do Cruzeiro em emprestar o jogador também foi acertada, já que o Azul-Celeste deseja que o atleta volte a ser valorizado no mercado para que possa negociar por valores mais altos.
Nesse sentido, os três lados da negociação saíram vencendo.
Gostou de saber sobre a ida de Gabigol no Santos? Caso queira mais informações esportivas, continue a acessar nosso blog.
E se você tem interesse em dar ainda mais emoção ao assistir às partidas da equipe paulista, crie já sua conta na Meridianbet e tenha acesso a odds competitivas, segurança e praticidade de uma das plataformas mais respeitadas do mercado.
Aposte com responsabilidade.

Qual é a velocidade de Usain Bolt? Veja os recordes, medalhas e carreira do homem mais rápido do mundo
Recopa Sul-Americana: entenda tudo sobre a disputa dos campeões continentais
Libertadores 2026: veja os times classificados, formato e as datas para início do torneio
Playoffs da NFL: entenda o formato, datas e o caminho até o Super Bowl 2026